Vale ressaltar que essa análise entrega toda a história do filme.
Aproveito para destacar mais uma
elipse criativa da montagem.
Em meio à conversa com Arvind,
este adverte Jamal sobre o perigo que corre. A câmera, inesperadamente,
enquadra o funcionário jogando a fumaça pela rua. A relação então é criada
entre a fumaça e Maman. Ao final da cena, Jamal corre pelo túnel passando pela
fumaça. E a elipse é feita mantendo a fumaça na próxima cena dos dois irmãos
procurando por Latika. Desta maneira somo avisados que eles estão adentrando o
território de Maman (elemento fumaça).
Toda a sequência até encontrarem
a menina é permeada de elementos amarelos - dá iluminação aos objetos. À
primeira vista contraditório, já que a cena retrata um ambiente marginal e
promiscuo, perceberemos que independente da experiência negativa vivida por
Jamal, ela será positiva, sob seu ponto de vista apaixonado, sempre que
auxiliar na busca por Latika. Nada mais natural que o local onde a encontrara,
depois de tantos anos, seja tomado de amarelo.
Então Salim tem sua derrocada,
ultrapassando definitivamente a linha entre o bem e o mal. Não há mais
justificativas para amenizar suas atitudes. Não só matara um homem como traíra
o irmão dormindo com Latika.
Perceba como Jamal mal reconhece
o irmão (reflexo com a cabeça cortada ao fundo (1)), surpreendendo-se com sua
atitude drástica. Como o revólver invade o plano de Latika ilustrando a
violência com que Salim a dominará (2), já que ela ainda se sente presa a Maman
(reflexos entrelaçados (3)). E, principalmente, como a visão (plano subjetivo) de
Salim está encoberto pela sua forma distorcida de entender a vida (4).
Salim resolve vender seus
serviços à Javed, um poderoso criminoso da região inimigo de Maman.
O menino é surpreendido por Javed
que entra no segundo plano demonstrando sempre está atento e um passo a frente
dos inimigos. A iluminação, que esconde um lado de sua face, e o cartaz ao fundo, criam as sensações de
desequilíbrio e periculosidade de Javed. Contudo o quadro pesa para a direita,
posição de Salim, salientando, não só o assassinato do criminoso (ponto futuro),
mas também a força irresponsável com que o menino lida com a situação
ameaçadora.
Posteriormente Salim forçará
Latika a deitar-se com ele. Jamal incrédulo permanece estupefato em frente à
porta. A câmera avança agressivamente pelas costas de Jamal ilustrando o estado
emocional do menino e a traição sofrida. E a falta de registro do ato que
ocorre dentro do quarto. Jamal nem se quer tentou imaginar o que estava
acontecendo, diferentemente da morte da mãe.
Progressivamente o inspetor rende-se
a sinceridade de Jamal. Algo que fica constatado simplesmente pela movimentação
do ator no plano fixo. Primeiramente ele se senta próximo do menino,
demonstrando maior cumplicidade. Vemos ao fundo a televisão (signo do Jamal
fraudulento). No momento em que ele abre a guarda a Jamal, perguntando porque
ele admitiria um assassinato, projeta-se para frente escondendo a televisão. Significando
que ele não o encara mais como a celebridade que trapaceou no programa da TV.
Jamal acerta a pergunta de 1
Milhão de Rúpias e Prum lhe entrega o cheque. O rapaz passara de miserável à
milionário, mas isto traz consequências (será preso). A montagem nos mostra que
Jamal ascendeu socialmente (elevador subindo), mas terá de adaptar-se a
clausura que é viver com esse status.
Status já alcançado por Salim a
custa de sangue (à espera do irmão na parte de cima do prédio).
Os dois se encontram. Salim
enriqueceu por conta do seu trabalho com Javed, resumindo-se à um homem sem
caráter, sem objetivos, sem família ou sem raízes. O plano subjetivo de Jamal vê
o vazio em que seu irmão transformara-se: um homem sem espiritualidade.
Entretanto, ao longo dos anos
afastados de Jamal, Salim passou a cultivar um arrependimento sincero por ter
tomado-lhe Latika. O plano em que lamenta a angústia do irmão mostra-nos um
buraco ao fundo como em sua alma arrependida.
Salim, antes de sair para
concretizar as ordens do chefe, faz uma oração. A consciência, mesmo que
distorcida, dos seus atos cria uma relação suave com Deus. E o plano plongée
(tomada de cima) nos prova isso. O rapaz é ínfimo dentro da estrutura
enclausurante do prédio, signo de sua vida equivocada e materialista,
entretanto, por menor que seja, ainda há um canal com o Supremo.
Jamal, ao seguir seu irmão, finalmente
encontra Latika (repetição do plano no qual, mais nova, a encontra dançando
para o cliente). A menina, escrava da vida que leva, parece não acreditar mais
em escapatória, desencorajando Jamal de suas idéias fantasiosas.
Perceba como os tijolos de vidro
distorcem Latika assim como a submissão a Javed e a sua riqueza infindável. E
como vemos os tijolos quando ela se afasta voltando à sua triste realidade, nos
fazendo lembrar da condição humilhante em que vive.
Jamal, de volta ao programa,
acerta a penúltima pergunta mesmo com a tentativa inconsequente de Prum de
sabotá-lo. Por um momento eles conectam-se numa batalha desconhecida pela
platéia. Covardemente o apresentador o denuncia à polícia sob acusação de
fraude. Entretanto, a essa altura, o inspetor já está vencido pela sinceridade
inquestionável do rapaz.
Já Salim resolve se sacrificar em
prol da união do casal, ajudando Latika a fugir e matando Javed. Seu suicídio é
tratado como o resultado da tomada de consciência do rapaz. Não gratuitamente
ele agradece a grandiosidade de Deus. Perceba como o diretor ilustra essa
passagem de Salim dividindo o plano com um reflexo da banheira. O rapaz
"atravessa" o corte do quadro desaparecendo em meio a escuridão.
E Jamal não só acerta a última
pergunta como terá ao lado o amor da sua vida. E nada melhor para celebrar esta
vida fantástica e fantasiosa que um musical no estilo dos desenhos da Disney.
O musical reafirma a importância
da trilha sonora. A música indiana, poderosa e marcante, se sobressai por vezes
da imagem, comportando naturalmente as sequências videoclípticas do filme. Tendo
papel determinante ao intensificar ou suavizar momentos dramáticos.
Seus textos sempre me surpreendem.
ResponderExcluirEspero que muitos possam ler e aprender assim como eu aprendo com você.
Beijos e continue assim!