terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Análise (parte 4): Quem Quer Ser Um Milionário?

Parte 3

Vale ressaltar que essa análise entrega toda a história do filme.

 
Aproveito para destacar mais uma elipse criativa da montagem.

Em meio à conversa com Arvind, este adverte Jamal sobre o perigo que corre. A câmera, inesperadamente, enquadra o funcionário jogando a fumaça pela rua. A relação então é criada entre a fumaça e Maman. Ao final da cena, Jamal corre pelo túnel passando pela fumaça. E a elipse é feita mantendo a fumaça na próxima cena dos dois irmãos procurando por Latika. Desta maneira somo avisados que eles estão adentrando o território de Maman (elemento fumaça). 


Toda a sequência até encontrarem a menina é permeada de elementos amarelos - dá iluminação aos objetos. À primeira vista contraditório, já que a cena retrata um ambiente marginal e promiscuo, perceberemos que independente da experiência negativa vivida por Jamal, ela será positiva, sob seu ponto de vista apaixonado, sempre que auxiliar na busca por Latika. Nada mais natural que o local onde a encontrara, depois de tantos anos, seja tomado de amarelo.

Então Salim tem sua derrocada, ultrapassando definitivamente a linha entre o bem e o mal. Não há mais justificativas para amenizar suas atitudes. Não só matara um homem como traíra o irmão dormindo com Latika.

Perceba como Jamal mal reconhece o irmão (reflexo com a cabeça cortada ao fundo (1)), surpreendendo-se com sua atitude drástica. Como o revólver invade o plano de Latika ilustrando a violência com que Salim a dominará (2), já que ela ainda se sente presa a Maman (reflexos entrelaçados (3)). E, principalmente, como a visão (plano subjetivo) de Salim está encoberto pela sua forma distorcida de entender a vida (4).



Salim resolve vender seus serviços à Javed, um poderoso criminoso da região inimigo de Maman.

O menino é surpreendido por Javed que entra no segundo plano demonstrando sempre está atento e um passo a frente dos inimigos. A iluminação, que esconde um lado de sua face,  e o cartaz ao fundo, criam as sensações de desequilíbrio e periculosidade de Javed. Contudo o quadro pesa para a direita, posição de Salim, salientando, não só o assassinato do criminoso (ponto futuro), mas também a força irresponsável com que o menino lida com a situação ameaçadora.

Posteriormente Salim forçará Latika a deitar-se com ele. Jamal incrédulo permanece estupefato em frente à porta. A câmera avança agressivamente pelas costas de Jamal ilustrando o estado emocional do menino e a traição sofrida. E a falta de registro do ato que ocorre dentro do quarto. Jamal nem se quer tentou imaginar o que estava acontecendo, diferentemente da morte da mãe.


Progressivamente o inspetor rende-se a sinceridade de Jamal. Algo que fica constatado simplesmente pela movimentação do ator no plano fixo. Primeiramente ele se senta próximo do menino, demonstrando maior cumplicidade. Vemos ao fundo a televisão (signo do Jamal fraudulento). No momento em que ele abre a guarda a Jamal, perguntando porque ele admitiria um assassinato, projeta-se para frente escondendo a televisão. Significando que ele não o encara mais como a celebridade que trapaceou no programa da TV.


Jamal acerta a pergunta de 1 Milhão de Rúpias e Prum lhe entrega o cheque. O rapaz passara de miserável à milionário, mas isto traz consequências (será preso). A montagem nos mostra que Jamal ascendeu socialmente (elevador subindo), mas terá de adaptar-se a clausura que é viver com esse status.

Status já alcançado por Salim a custa de sangue (à espera do irmão na parte de cima do prédio).  


Os dois se encontram. Salim enriqueceu por conta do seu trabalho com Javed, resumindo-se à um homem sem caráter, sem objetivos, sem família ou sem raízes. O plano subjetivo de Jamal vê o vazio em que seu irmão transformara-se: um homem sem espiritualidade.

Entretanto, ao longo dos anos afastados de Jamal, Salim passou a cultivar um arrependimento sincero por ter tomado-lhe Latika. O plano em que lamenta a angústia do irmão mostra-nos um buraco ao fundo como em sua alma arrependida.   


Salim, antes de sair para concretizar as ordens do chefe, faz uma oração. A consciência, mesmo que distorcida, dos seus atos cria uma relação suave com Deus. E o plano plongée (tomada de cima) nos prova isso. O rapaz é ínfimo dentro da estrutura enclausurante do prédio, signo de sua vida equivocada e materialista, entretanto, por menor que seja, ainda há um canal com o Supremo.  


 Jamal, ao seguir seu irmão, finalmente encontra Latika (repetição do plano no qual, mais nova, a encontra dançando para o cliente). A menina, escrava da vida que leva, parece não acreditar mais em escapatória, desencorajando Jamal de suas idéias fantasiosas.

Perceba como os tijolos de vidro distorcem Latika assim como a submissão a Javed e a sua riqueza infindável. E como vemos os tijolos quando ela se afasta voltando à sua triste realidade, nos fazendo lembrar da condição humilhante em que vive.


Jamal, de volta ao programa, acerta a penúltima pergunta mesmo com a tentativa inconsequente de Prum de sabotá-lo. Por um momento eles conectam-se numa batalha desconhecida pela platéia. Covardemente o apresentador o denuncia à polícia sob acusação de fraude. Entretanto, a essa altura, o inspetor já está vencido pela sinceridade inquestionável do rapaz.

Já Salim resolve se sacrificar em prol da união do casal, ajudando Latika a fugir e matando Javed. Seu suicídio é tratado como o resultado da tomada de consciência do rapaz. Não gratuitamente ele agradece a grandiosidade de Deus. Perceba como o diretor ilustra essa passagem de Salim dividindo o plano com um reflexo da banheira. O rapaz "atravessa" o corte do quadro desaparecendo em meio a escuridão. 


E Jamal não só acerta a última pergunta como terá ao lado o amor da sua vida. E nada melhor para celebrar esta vida fantástica e fantasiosa que um musical no estilo dos desenhos da Disney.

O musical reafirma a importância da trilha sonora. A música indiana, poderosa e marcante, se sobressai por vezes da imagem, comportando naturalmente as sequências videoclípticas do filme. Tendo papel determinante ao intensificar ou suavizar momentos dramáticos.


  

Um comentário:

  1. Seus textos sempre me surpreendem.
    Espero que muitos possam ler e aprender assim como eu aprendo com você.

    Beijos e continue assim!

    ResponderExcluir