domingo, 11 de março de 2012

Nickelodeon: Sessão Oscar 1932 - Curta de animação

* Nickelodeon eram primitivas salas do início do século XX no qual pagava-se 1 niquel para assistir pequenas apresentações cinematográficas. 


Aproveitando a cerimônia do Oscar, estou colocando três curtas de animação indicados ao Oscar de 1932, quando, pela primeira vez, esta categoria ocorrera. Pretendo assim, popularizá-la entre os seguidores do blog e a quem mais interessar, por ter sido precursora de muitas técnicas de efeitos e narrativas para o cinema e por ser tão pouco mencionada. Vale lembrar que o curta vencedor do ano em questão, Flowers and Trees, fora o primeiro colorido da história, encomendado pela Disney à empresa Technicolor Motion Picture, fundada em 1915 e que havia desenvolvido um sistema inovador de colorização.

Vamos aos desenhos!

Primeira projeção: Flowers and Trees (1932) Walt Disney




Segunda projeção: Mickey's Orphans (1931) Walt Disney




It's Got Me Again (1932) Leon Schlesinger, Warner Bros.






2 comentários:

  1. Rodrigo, pergunta idiota...mas vamos lá!
    O filme, para ser curta, tem que ter até quanto de duração?
    Reparei que os filmes acima tem, mais ou menos, o mesmo tempo de duração. Até que ponto isso é limitação técnica de época, requisito para entrar na categoria de curta ou característica artística das animações mesmo?

    ResponderExcluir
  2. Aqui no Brasil é estipulado no máximo 15 min.

    Era características das animações, mas óbvio que tinha um custo menor do que 10 min, por exemplo.

    O interessante é que, principalmente nos próximos vídeos ainda da década de 30, vc vai perceber que MUITOS passavam na Globo há uns 10 - 15 anos atrás. É impressionante a qualidade técnica.

    ResponderExcluir