quinta-feira, 1 de março de 2012

Nickelodeon: Sessão Méliès (parte 1)


* Nickelodeon eram primitivas salas do início do século XX no qual pagava-se 1 niquel para assistir pequenas apresentações cinematográficas. 



E nessa sessão estamos apresentando três curtas do famoso artista francês George Méliès (1861 - 1938). Este, mágico e desenhista, interessou-se pelo cinema ao testemunhar a apresentação dos irmãos Lumière em 1895. Transformar-se-ia no maior diretor de sua época ao desenvolver trucagens e efeitos fotográficos (sobreposição de imagens, dupla exposição dos filmes...) que possibilitaram a criação dos primeiros filmes de ficção. Conta-se que um dia a câmera parara de filmar por um instante sem que ninguém percebesse e Melies, ao analisar o filme, descobrira que as pessoas simplesmente desapareciam magicamente no trecho falho da película, estava então criado o efeito nomeado de stop-action.

Vamos aos filmes! 

Primeira projeção: Le Mélomane (1903) 

 



Segunda projeção: Les Cartes Vivantes (1904) 




Terceira projeção: Le Locataire Diabolique (1909) 




2 comentários:

  1. Impressionante. Se levarmos em consideração a época em que eles foram feitos, é realmente notável.
    Entretanto, esses curtas nada mais são do que mágicas filmadas. Mas com certeza foi um passo importante pro que viria depois, a utilização desses efeitos em longas...

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Estou sempre aprendendo com você... Até então, "Nickelodeon" era para mim, apenas um canal televisivo rs.. bjos!

    ResponderExcluir